Link para pagamento do Sinal da Tattoo

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A guerra das tintas de tatuagem!



Vamos lá, nesses últimos dias várias pessoas vieram me questionar se eu uso as tintas da marca SUPREME,  aquela que foi suspensa pela ANVISA. Não, eu não uso essa tinta. Mesmo assim, decidi pesquisar um pouco sobre esse assunto polêmico.
Há alguns anos atrás quando comecei a tatuar, tatuador bom mesmo era aquele que usava tinta importada, a Starbrite, essa que é a única importada regulamentada pela ANVISA, depois de um tempo começou a surgir no mercado uma tinta mais barata que se chama Electric Ink, essa que também é uma das regulamentadas pela ANVISA e hoje em dia tem de certa forma o monopólio do mercado de tintas. Com o passar dos anos várias outras tintas começaram a surgir no mercado, muitas marcas, porém dava pra notar que era uma produção pequena que chegava ao mercado e por isso eu sempre evitei compra-las
A medida que os anos foram passando a Electric Ink cresceu no mercado da tatuagem e curiosamente algumas "normas" em relação à validade das tintas foram surgindo também! Fazendo com que o tempo de validade desses produtos diminuísse, obrigando o tatuador a jogar fora o resto de tinta que ele comprou e não conseguiu usar totalmente por que ela está "fora da validade". Vale salientar que o preço dessas tintas também vem aumentando consideravelmente.

Eu me deparei com a tinta SUPREME pela primeira vez em 2012 quando estava em uma convenção de tatuagem em Natal - RN,  essa nova tinta que chegou com força no mercado tinha como "representante" o renomado artista Alexandre Dallier, esse que ministrou um workshop sobre tatuagem realista durante a convenção, eu participei desse curso, e ele usou a tinta falando muito bem dela por sinal.

Pouco tempo depois essa tinta estava presente na maioria das lojas de tatuagem do mercado e com um preço menor do que a principal concorrente a Electric Ink. Não sei por que cargas d'água essa marca não conseguiu alvará da ANVISA, e finalmente aconteceu o que todo mundo sabe, ela foi retirada do mercado.

Agora vamos pensar um pouco, a ANVISA alegou que existe uma GRANDE quantidade de metais pesados nas tintas SUPREME, portanto, os metais pesados estão presentes em todos os pigmentos Branco, Azul, Amarelo, Verde e principalmente Vermelho, e certamente estão presentes nas tintas electric ink também, só que em uma quantidade menor. Lembro bem que ao ver um documentário sobre tatuagem produzido pelo History Channel, que há alguns anos atrás foi feito um estudo sobre pigmentos de tatuagem e que todos os testados foram reprovados para uso em pele humana! É claro, o nosso corpo não foi feito pra isso!

A grande magia da tatuagem é que o nosso corpo não consegue identificar o pigmento sob a segunda camada da pele, a Derme, por isso a tinta não é expulsa, mesmo se tratando de substâncias que contenham metais pesados em sua composição. Quem nunca ouviu falar de uma tattoo feita com tinta de caneta bic?

Não vim aqui  para dizer que o alvará da ANVISA sobre as tintas não seja importante, claro que ele é! Mas me parece muito suspeito o fato de acontecer uma interdição à única concorrente forte que ousou brigar pelo mercado que atualmente é praticamente dominado por uma só empresa. E tem mais, existem muitas outras ótimas marcas fabricadas em outros países que poderiam circular aqui, mas infelizmente não tem liberação da ANVISA, com tantas opções no mercado temos que ficar restritos somente a 3 marcas.

De toda forma, nós tatuadores precisamos ser responsáveis e trabalhar dentro das leis vigentes, para assim trabalhar-mos com a consciência limpa.

Fico aguardando cenas dos próximos capítulos.

Boas tatuagens!

9 comentários:

  1. Certo certo nos últimos anos venho postando comentários sobre as tintas e neste último mês ando totalmente irritado com esse monopólio pois das 3 a melhorzinha é a Iron que eu ainda continuo usando e algumas cores da Star uma que outra que são melhores que a Iron e da Electric não uso nem uma pq é uma bela de uma porcaria mas a questão principal neste ultimo mês foi o inesperado aumento novamente a compra direto com os proprietários eu tendo sido um revendedor da Iron conseguia a cada 50 tubos o valor de 18 cada tubo e escolhia as cores hj já não pode mais escolher as cores e seu preço unitário é de 29 reais assim como da electric e da Starbrite porém eu mesmo me questionei pelo fato da Starbrite ser uma tinta importada na qual para a Amazon que é uma empresa que terceirizou o seu serviço e seus Químicos para libera-la no Brasil tem que pagar taxas de importação icms e etc. e tem o valor de 29 reais, agora porque raios a Iron Works e a Electric igualou o valor por um produto de igual média ou inferior até no caso da Electric mesmo sendo fabricada aqui, logo estarão cobrando cerca de 50 reais e nós teremos de engolir isso, ando literalmente revoltado com essa COMPRA de liberdade da ANVISA pq isso é manipulado SIM e não tenho medo de falar que de fato existe propina para serem circulados só essas tintas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A máfia limita evolução onde a grana está, cartel pra mim é crime ! Pra variar estamos presos à ignorância e a ganância de Cretinos ambiciosos, se correr o bicho pega se ficar os homens tomam. Certo ou errado seu imposto será cobrado.
    Em país de primeiro mundo o Tatuador é responsável pelo que aplica na pele de seu cliente e material merda não se cria.

    ResponderExcluir
  4. A máfia limita evolução onde a grana está, cartel pra mim é crime ! Pra variar estamos presos à ignorância e a ganância de Cretinos ambiciosos, se correr o bicho pega se ficar os homens tomam. Certo ou errado seu imposto será cobrado.
    Em país de primeiro mundo o Tatuador é responsável pelo que aplica na pele de seu cliente e material merda não se cria.

    ResponderExcluir
  5. A máfia limita evolução onde a grana está, cartel pra mim é crime ! Pra variar estamos preso a ignorância e a ganância de Cretinos ambiciosos, se correr o bicho pega se ficar os homens toman

    ResponderExcluir
  6. Na convenção que teve em Curitiba agora em maio, ouvi muitos comentários sobre o assunto tinta. Me pergunto 2 coisas (e gostaria da sua consideração a respeito): essa questão de validade... o que seguir exatamente?! Claro q pode parecer uma comparação idiota, mas eu volta e meia tomo iogurte vencido pq esqueço na geladeira, já tomei com mais de 1 mês da data de validade e estava saboroso e não passei mal... outra questão é, se a eletric se cresce cada vez mais, quais tintas buscar para trabalhar?! Estou começando agora e o q se direciona é isso: eletric, siga a validade à risca... enfim, acabo ficando confusa em meio a tudo isso.

    ResponderExcluir
  7. Quais são as melhores tintas do mundo ?

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber quais são os riscos que tem o uso de tinta vencida da marca ELETRIC INR ? Se causa algo ?

    ResponderExcluir